Desing Franz Galvão Piragibe junto à Escola Padre Marzano Matias »

sábado, 29 de maio de 2010

2º Congresso da Cultura e Religião Yorubá



Esta edição do Congresso Internacional da Religião e Cultura Yoruba será um espaço de reflexão e discussões sobre a religião e cultura yoruba e suas contribuições para a cultura brasileira. Apesar de muitas vezes não percebermos, o retorno à mãe-terra, é feito por todos nós de várias maneiras.



Os escravos que aqui chegaram contribuíram na formação da sociedade brasileira e, vice-versa, muitos escravos libertados retornaram aos seus países na costa ocidental africana, desempenharam importante papel na reformulação da cultura daquelas sociedades, influenciando a economia e política locais. Estes escravos até hoje possuem familiares desconhecidos no território brasileiro.



O foco principal desse congresso é a aproximação e resgate culturais desses elos, separados apenas pelo oceano. Foram estes escravos que trouxeram para o Brasil a religião e a cultura yoruba. Nesta edição do Congresso Yoruba buscamos promover informação e debate com comunidades de terreiros de candomblé e religiões de matrizes africanas, acadêmicos, estudiosos, professores, militantes do movimento social negro e o público em geral, permitindo a troca de conhecimentos como uma das formas de combate ao racismo, preconceito e a transmissão de informações corretas, permitindo a mudança de comportamento e conhecimento da cultura yorubá e afro-brasileira.


PARA SE INSCREVER, ENTRE NO SITE E SE CADASTRE!

0 comentários: